Após Seminário em Pacoti, Bruno atesta: “Estamos no caminho certo”
1 de fevereiro de 2018 - 10:00
Em termos simples, pode-se dizer que compartilhar significa dar algo de nós aos demais. Na manhã e tarde da última terça-feira, durante a realização do I Seminário Regional de Gestão Ambiental Compartilhada (GEAC-2018), no município de Pacoti, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, teve uma grata surpresa com o que foi debatido e com esse compartimento de informações e interesse de gestores dos 10 municípios presentes do Maciço de Baturité.
“Já estou na SEMA há mais dois anos e meio e atesto que este foi o melhor encontro que já participei na região do Maciço. Vieram três prefeitos e quase todos os secretários de meio ambiente dos municípios. Eles ouviram, atentos, todas as palestras, e depois transformaram o seminário em um debate produtivo e que só me faz acreditar que estamos no caminho certo”, comentou Artur Bruno.
O secretário fez a abertura do evento e já começou trazendo boas notícias para a região. A primeira delas diz respeito à criação da Polícia Ambiental e uma delegacia de combate aos crimes ambientais. São determinações do governador Camilo Santana, um ambientalista que entrou para a história ao assinar o decreto de regulamentação do Parque do Cocó.
Também será criado o Primeiro Refúgio da Vida Silvestre, com o apoio da Aquasis, em Batalha, Guaramiranga, com o propósito de proteger o Periquito da Cara Suja, ameaçado de extinção. Outra boa notícia é com relação ao Viveiro de Redenção, em parceira com a Unilab, que dará suporte ao florestamento e reflorestamento em áreas degradadas. E por último, com o aval da Secretaria de Recursos Hídricos, existe o projeto de criação do Parque das Águas, ligando diversas barragens, garantindo o abastecimento de água.
SELO VERDE
O I Seminário contou com a participação do superintendente do Ibama, no Ceará, Herbert Lobo, do presidente da Associações dos Gestores Ambientais do Estado do Ceará -Agace-, Eraldo Oliveira, Jaqueline Faustino, do Ministério Público, dos prefeitos de Pacoti, Kiko Sampaio, Capistrano, Inês Oliveira, e de Barreira, Antônio Alaílson, bem como representantes da Semace e Ministério Público. O municiípio de Barreira foi o único município do Maciço a conquistar o Selo Município Verde, recebendo a premiação conferida pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado. O Seminário foi coordenado pelo técnico Leorne Cavalcante e pela gestora da Apa da Serra de Baturité, Patrícia Jacaúna.
Galeria de fotos
Saiba mais
Os encontros regionais do GEAC 2018 continuarão acontecendo, no seguintes municípios: Cruz, Itapipoca, Viçosa do Ceará, Sobral, Beberibe, Limoeiro do Norte, Crateús, Quixadá, Juazeiro do Norte, Iguatu. Confira programação completa em anexo!