SEMA participa de workshop de cooperação técnico-científica entre Brasil e Portugal

14 de dezembro de 2017 - 15:26

O secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, participou na manhã desta quinta-feira (14/12), da abertura do workshop da “4ª Missão de trabalho de cooperação técnico-científica Brasil Portugal – desafios e oportunidades (2017 -2022)”, na reitoria do Instituto Federal do Ceará – IFCE. O evento contou com a presença de representantes do IFCE, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), Corpo de Bombeiros, da Câmara Brasil/Portugal/Ceará e do Sinduscon-CE.

Foi apresentado o projeto técnico de cooperação entre Brasil e Portugal e constituído um Grupo de Trabalho. Bruno, em sua breve fala, ressaltou a importância da parceira entre academia, poder público e setor empresarial na busca do desenvolvimento do Estado inclusive na área do meio ambiente, além de destacar a importância do IFCE no ensino do Ceará. “Um dos resultados desta parceira foi justamente a regulamentação do Parque do Cocó, depois de 40 anos. Nossa intenção agora é preservar a bacia do rio e o grupo M. Dias Branco vai nos ajudar, bem como o IFCE, que possui vasta capilaridade em todo estado. Uma das determinações do governador Camilo Santana é que o Ceará se torne uma referência no campo ambiental.

Ao final do workshop, aconteceu a assinatura do termo de cooperação entre o Instituto Federal do Ceará, a Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro. O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental em parceria com o Laboratório de Energias Renováveis e Conforto Ambiental (LERCA).

alt