SEMA promove reunião aberta a população em Quixadá

1 de dezembro de 2017 - 14:24

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, através da Coordenadoria de Biodiversidade (COBIO), representada pela gestora da Unidade de Conservação Leyla Barros, promoveu, nessa quarta, 29/11, na Casa de Saberes Cego Aderaldo de Quixadá, a primeira Reunião Aberta à População (RAP), referente ao Plano de Manejo do Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá, o qual se encontra em processo de elaboração.

A construção do documento, norteador principal da gestão de Unidade de Conservação (UC), representa uma das maiores conquistas da SEMA, junto aos Monólitos de Quixadá, uma prerrogativa legal que necessita da participação de diversos atores sociais representativos, envolvidos com as atividades desenvolvidas na região.

O encontro foi dividido em três momentos: coffebreak e abertura da reunião, com a apresentação dos participantes e da Unidade de Conservação, conduzido pela gestora Leyla Barros, onde foram abordados o Decreto de Criação da UC, justificativa, objetivos e os trabalhos que a SEMA vem desenvolvendo e suas projeções. Em seguida, foi apresentado o Plano de Manejo, pela empresa responsável, contrata pelo Estado, que abordou objetivos do plano, etapas e cronograma de execução e compromisso dos representantes populares.

O segundo momento constou de oficinas e atividades em grupos sobre os Monólitos. Por fim, houve a apresentação dos trabalhos orientados, com discussões e encerramento. Segundo a gestora dos Monólitos, mais uma etapa do Plano de Manejo da UC concluída “com sucesso e satisfação popular”. Entre os presentes, Conselho Gestor da UC, COGERH, IFE-Quixadá, FECLESC/UECE, SECULT do Estado, Fundação Cultural de Quixadá, DAKOTA S/A, Associação Filhos e Amigos de Quixada (AFAQ); Secretarias de Educação, Ação Social, SEDUMA e Vigilância Sanitária de Quixadá; Federação e Associações Comunitárias de Quixadá, além da imprensa local/regional.