SEMA implanta Projeto Meliponário Parque Escola no Parque Botânico.
24 de novembro de 2017 - 11:04
O Projeto Meliponário Parque Escola, desenvolvido em parceria com o Parque Estadual Botânico do Ceará, foi idealizado por João Paulo de Muniz, apicultor. Ele possui graduação em zootecnia pela UVA-Sobral, mestrado em zootecnia pela UFC, e por Joaquim Saldanha, apicultor, publicitário com especialização em comunicação e imagem.
O Projeto Meliponário Parque Escola tem como objetivo preservar a vegetação nativa do Estado do Ceará, por meio do manejo e conservação de abelhas nativas (principalmente agente responsável pela polinização e reprodução da vegetação nativa), como também as abelhas solitárias que, na sua grande maioria, são essenciais para preservação da flora com os serviços de polinização.
O projeto visa ainda atrair as escolas de rede pública e particular para oferecerem um espaço onde possam ser feitas demonstrações, palestras, exposições com abelhas sem ferrão em colmeias de observação (vidro), bem como transferência de conhecimento sobre a importância da preservação dos polinizadores e divulgação das ações do Parque Estadual Botânico do Ceará. Também pode transferir informações sobre a preservação ambiental, tendo como foco a criação de abelhas para polinização da vegetação nativa e consequentemente a reprodução.