AGRINHO: SEMA apoia o projeto há 10 anos

24 de novembro de 2017 - 15:05

Na manhã de sexta (24/11), houve a solenidade de entrega dos prêmios do Programa AGRINHO, que completou 15 anos, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE), na sede do SEBRAE. A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) colabora com o projeto há 10 anos, disponibilizando oito técnicos, sob a coordenação da servidora Juarinda Barreira, que vivem na prática a experiência da transversalidade dos conteúdos dentro da grade curricular das escolas, ao participarem da comissão julgadora avaliando centenas de trabalhos nas categorias de redação e desenho.

O AGRINHO trabalha a educação e a informação inclusivas com jovens do 2º ao 9º ano do ensino fundamental da zona rural. Os alunos das escolas municipais passam parte do ano aprendendo, através de cartilhas, sobre o tema a ser abordado. Ano passado, o tema foi “Viver Bem no Semiárido”. Em 2017, o AGRINHO chegou a 46 municípios e cerca de 200 mil alunos, graças ao trabalho dos coordenadores do projeto, devidamente capacitados para serem multiplicadores na formação dos professores sobre o tema “AGRINHO sai em defesa da cidadania: saber atuar para melhorar o mundo”.

Segundo o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, o assunto suscitou amplos debates nas escolas, “alavancando exemplos de boas práticas, influenciando positivamente a forma de agir e pensar das crianças e de seus pais – boa parte deles produtores rurais – sobre temas muito caros à SEMA, tais como respeito ao meio ambiente e necessidade de uma cultura ecológica sustentável”.

alt    alt