Workshop divulga práticas ambientais exitosas em assentamentos

23 de novembro de 2017 - 16:57

“Ainda havia a venda de madeira ilegal saindo dos assentamentos, com o plano de manejo nós vemos o trabalho correto, dentro da legalidade. É uma forma de renda, no assentamento: são 12 famílias que já fazem parte do projeto, mas esperamos que a adesão seja maior, como forma de renda e de preservar a natureza, além da consciência de que estamos fazendo algo sustentável e nos trará benefícios ao longo dos anos. Também esperamos a fiscalização mais intensa de onde sai a madeira e das cerâmicas, para apoiar a subsistência do projeto dentro dos assentamentos”, foi o relato do Edson, do assentamento Mundo Novo, em Russas, no workshop para divulgação dos resultados obtidos pelo Projeto Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável.

O secretário adjunto do Meio Ambiente (SEMA), Fernando Bezerra, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Marcos Cals, o representante da empresa Verde Vida, Raimundo Gonçalves e o representante do Fundo Socioambiental Caixa Econômica Federal, Celso Lelis, ressaltaram a importância do projeto para aquelas famílias que vivem em assentamentos na Caatinga cearense por meio da implantação de 17 planos de manejo florestal de uso múltiplo, além do estabelecimento de mecanismos para promover o desenvolvimento econômico com sustentabilidade, por meio de 17 Planos de Negócios implantados com base nos Planos de Manejos.

Durante o evento, foram apresentados os resultados do projeto que vem sendo executado pela SEMA em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e com Fundo Socioambiental Caixa Econômica Federal, a avaliação dos ganhos socioambientais do Projetos, assim como todos os desafios enfrentados no decorrer da sua execução.

Também tiveram exposições dos parceiros do Projeto, Alencar Garlet (Serviço Florestal Brasileiro), Marcelo Diogo (Semace) e Luiz Guedes Alcoforado (INCRA), que trouxeram relatos sobre manejo florestal comunitário da Caatinga em Assentamentos Rurais e as boas práticas para manutenção desses. Na oportunidade, cinco assentados também deram o depoimento de como está sendo a experiência com o Projeto do Manejo Florestal que tem ajudado na conservação da Caatinga e na melhoria de vida dos Assentados, e a empresa Verde Vida expôs como tem sido a implementação dos Planos de Manejo Agrosilvipastoril e Planos de Negócios nos 17 assentamentos beneficiados. E por fim o representante da Caixa Econômica, Celso Lélis, apresentou o Fundo Socioambiental da CAIXA, fonte financiadora do Projeto Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe.

Apresentações:

Apresentação Fundo Socioambiental Caixa.pdf

Apresentação INCRA PMF.pdf

Apresentação Sema Projeto.pdf

Apresentação Semace.pdf

Apresentação Verde Vida Engenharia Ambiental.pdf