“Viva o Parque Botânico” lançado neste domingo
17 de novembro de 2017 - 15:51
Neste domingo (19/11), às 9h, houve lançamento do Projeto Viva o Parque Botânico, na sede daquela Unidade de Conservação, na CE 090, Km 03, Itambé-Caucaia. O Projeto é de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da gestão do Parque Estadual Botânico do Ceará. A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, do secretário adjunto, Fernando Bezerra, o vice presidente do IMAC , Plínio Veras, representando o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, o vice presidente da FATENE, Lamark Mesquita, Suellen, representando o Colégio Master da Bezerra de Menezes, Cláudio Araújo, representando a empresa Vitória, o ex-vereador de Caucaia, Augustinho Ferreira, Conceição Reis, coordenadora de extensão da FATENE e Francisco, representando o SESC IPARANA.
Artur Bruno anunciou uma novidade durante o evento: o investimento para o Parque Botânico no exercício de 2018, da ordem de R$ 530.000,00 para reformas estruturais e manutenção do programa Viva o Parque Botânico. O projeto conta com o apoio de diversas instituições parceiras, tais como Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene), Colégio Master, Êxito Mercantil, Empresa Vitória e Prefeitura Municipal de Caucaia, através das suas secretarias.
Em seguida, o Secretário participou da aula inaugural do Projeto Meliponário Parque Escola, que tem como objetivo principal disseminar o conhecimento sobre as abelhas sem ferrão aos visitantes do Parque Botânico, ainda vistoriou as obras de reforma e ampliação do viveiro de mudas, que terá capacidade, após a reforma, de produção anual de 150 mil mudas. Por fim, o Secretário participou da apresentação artística dos índios Tapebas, na tenda principal e dançou com eles o Toré.
O Viva o Parque Botânico possui diversas atividades gratuitas para toda a família, e será realizado sempre aos domingos, das 8h às 12h. Dentre as atividades: dança, apresentações culturais, brincadeiras infantis, pintura facial, contação de histórias, trilhas ecológicas, doações de mudas e muito mais.