SEMA e Seuma preparam oficina de revisão e atualização do Projeto Orla de Fortaleza

16 de novembro de 2017 - 14:30

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (CODES), reuniu-se com a equipe técnica do Projeto Orla Fortaleza em preparação para a Oficina de Revisão e Atualização do seu Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima – PGI do município de Fortaleza.

O Projeto Orla Fortaleza foi elaborado em 2006 e teve início com as capacitações técnicas, onde foram envolvidos representantes dos órgãos governamentais das esferas municipal, estadual, federal e entidades da sociedade civil em oficinas orientadas por consultores do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria do Patrimônio da União.

 Foram realizados um conjunto de atividades relacionadas com a caracterização da orla visando identificar os problemas, definir propostas de ação e estratégias para a execução, acompanhamento e avaliação do referido plano. Após 11 anos o PGI de Fortaleza será revisado e atualizado, devido às mudanças ambientais e de uso e ocupação da orla de Fortaleza.

A oficina de revisão e atualização do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima de Fortaleza ocorrerá na próxima semana, entre os dias 20 a 24/11, com presenças confirmadas de autoridades do Município, Estado e Governo Federal, além de representantes da Sociedade Civil das unidades de paisagens I, II, II, IV e V.

Fortaleza, a quinta maior capital do Brasil, apresenta peculiaridades importantes na sua orla marítima. Ao contrário de muitas capitais brasileiras sua faixa de orla é ocupada por uma rede hoteleira, barracas de praia, equipamentos turísticos, porto e comunidades tradicionais, tornando-a de enorme complexidade.