Orla Marítima de Itapipoca elabora seu Plano de Gestão Integrada

7 de novembro de 2017 - 14:24

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU/CE) que coordenam o Projeto Orla no Estado do Ceará, assim como a FUNCEME e a SEMACE que são órgãos da Comissão Técnica Estadual, estão no município de Itapipoca durante esta semana para realização da II Oficina de capacitação do Projeto Orla, tendo como objetivo principal a compatibilização das políticas ambientais e patrimoniais na Orla Marítima.

População e poder público estão definindo linhas de ação e propostas para o ordenamento territorial da Orla Marítima de Itapipoca e elaboração do seu Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima – PGI, utilizando a metodologia dos manuais do Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Planejamento.

Hoje o Coordenador de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Luiz Correia, apresentou o Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro como instrumento para o Gerenciamento Costeiro junto com o Projeto Orla. A Superintendência do Patrimônio da União – SPU Ceará definiu alguns aspectos relacionados aos conflitos fundiários em terras indígenas e de toda a faixa de Orla municipal. No final do evento os instrutores e os participantes do poder público e da população local serão certificados e terão condições de replicar a metodologia do MMA.