Assinado Pacto para produção sustentável de cerâmica
26 de outubro de 2017 - 14:14
O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, assinou, nesta quarta-feira (25), o Pacto para a Produção Sustentável, juntamente com o presidente do Sindicerâmica, Marcelo Tavares, superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Marcos Cals, e o superintendente do Instituto de Desenvolvimento Agário (Idace), Cirilo Pimenta.
O Pacto para a Produção Sustentável é um documento que direciona o modelo sustentável de eficiência energética para as indústrias de cerâmica, integrando os assentamentos produtores de lenha sustentável, industriais de cerâmica e instituições, promovendo a utilização racional dos recursos naturais necessários para operacionalização das cerâmicas, com implementação de práticas ambientalmente corretas, visando a harmonizar a atividade com o meio ambiente.
Este instrumento faz parte do projeto “Implementação da Eficiência Energética para as Indústrias Cerâmicas do Baixo Jaguaribe”. Uma parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o financiamento da Caixa e a execução da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes).
Durante a cerimônia, que integrou o III Seminário Gestão, Sustentabilidade e Inovação de Cerâmica Vermelha, foram entregues kits termopares para indústrias de cerâmica do Estado. Os kits são equipamentos para a medição da temperatura dos fornos, permitindo um melhor controle no uso da lenha. “Este é um momento muito importante: é o fechamento de um projeto que fortalece o desenvolvimento sustentável, gerando emprego e renda”, completou o secretário Artur Bruno.