Programa Conhecer aborda proteção do Estuário do Rio Curu

23 de outubro de 2017 - 09:59

A Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Curu, Unidade de Conservação administrada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), recebeu na última sexta-feira (20) a equipe da TV Diário para gravação do programa “Conhecer”. O programa, comandado por Ricardo Mota, vai ao ar nesta quarta, às14:30 com reprise no sábado 3h e domingo às 20h, no canal 22.

A gestora da APA das Dunas de Paracuru, Vânisse Borges, falou sobre a importância da proteção da diversidade biológica dos ecossistemas do Estuário do Rio Curu, um dos objetivos de criação da referida unidade de conservação. A reportagem abordou a importância da pesca artesanal para as Comunidades que existem nos limites da APA e que sobrevivem diretamente da utilização dos seus recursos naturais, basicamente da pesca e da agricultura de subsistência. Foi realizado um resgate de como era pesca antes e como é a pesca atualmente na barra do rio Curu, com a participação de representantes da Prefeitura de Paracuru, Prefeitura de Paraipaba e representantes da Sociedade Civil Organizada.

Como contribuição, estiveram presentes: Secretaria de Turismo Cultura e Meio Ambiente de Paracuru; Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Paracuru; Secretaria de turismo e Meio Ambiente de Paraipaba; Secretaria de Agricultura, Pesca e Recursos Hídricos de Paraipaba; Associação de Pescadores e Pescadoras da Barra do Rio Curu; ONG Eco Ação; Associação dos Tarrafeiras e Marisqueiras da Barra do Rio Curu.

Sobre a APA do Estuário do Rio Curu
A APA do Estuário do Rio Curu, foi criada pelo Decreto no 25.416 de 29/03/99, abrange uma área de 881,94 hectares e localiza-se na divisa dos municípios de Paracuru e Paraipaba. O Rio Curu, fronteira natural dos municípios de Paracuru e Paraipaba, está situado em uma planície aluvial plana com sedimentos de areia e argila. Sua foz é um atrativo natural de exuberante beleza cênica, apresentando feições de estuário e formando, ao mesmo tempo, uma enseada natural e um cabo, quase uma ilha, que ainda se encontram relativamente preservados.
Nos limites da APA do Estuário do Rio Curu ficam inseridas as comunidades: Riacho Doce, Torrões, Crôa dos Pinhões, Poço Doce e Capim-Açu.