81 municípios desenvolvem Planos de Implantação de Coletas Seletivas
6 de outubro de 2017 - 13:03
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), promoveu, entre os dias 26 a 29 de setembro, a apresentação dos Planos de Implantação de Coletas Seletivas, que vem sendo desenvolvido com recurso do Banco Mundial, através do Programa Para Resultados – PforR e distribuído em três bacias hidrográficas do Estado (Acaraú, Metropolitana e Salgado), atendendo a 81 municípios.
Os Planos são instrumentos tecnicos que o Estado do Ceará, por meio da SEMA, em cumprimento de mais uma diretriz preconizado através da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei Nº 12.305/2010, está entregando aos municípios para direcionar as ações no que concerne a implantação, com o objetivo de minimizar a quantidade de resíduos que vai para os lixões.
É uma ação pré-aterro, que incentiva os municípios a implantarem pontos de coletas de resíduos sólidos, com o apoio da população, por meio de educação ambiental nas escolas e nas ruas realizadas por agentes, afim da destinação correta. Nesta fase, os municípios já escolheram seus pontos de coleta e estão adequando-se as normas do Projeto. A secretária executiva da SEMA, Maria Dias, e o secretário adjunto, Fernando Bezerra, estiveram presentes nas reuniões que aconteceram em Cascavel, Horizonte, Baturité e Caucaia, respectivamente, para fortalecer o Projeto junto aos municípios.
“Coletas Seletivas” teve sua execução iniciada em março de 2017, com a assinatura do contrato com a empresa I&T, consultoria contratada para a execução do projeto, com previsão de conclusão para o mês dezembro de 2017.