Projeto Orla em Caucaia é discutido pela SEMA

29 de setembro de 2017 - 16:54

De segunda-feira (25/9) a sexta-feira (29/9) ocorreu o lançamento do Projeto Orla em Caucaia no auditório do Parque Estadual Botânico do Ceará. Na ocasião, o prefeito Naumi Amorim deu início à I Oficina de Capacitação de gestores locais visando a elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) no município. A secretária de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim, e secretários das pastas participantes também estiveram presentes.

Abrindo o evento, Naumi comemorou o lançamento. “Esse é mais um avanço que estamos dando em benefício do desenvolvimento do nosso município. É o primeiro passo para termos um litoral mais desenvolvido”, disse o gestor. Ele aproveitou o ensejo para pontuar a importância de uma ação como essa, uma vez que é preciso que todas as orlas do estado estejam integradas, visando uma integração entre elas.

A fala do Prefeito é corroborada pelas palavras do instrutor, Airton Mota, da SEMA, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (CODES). “O objetivo do projeto é promover uma integração entre as Prefeituras que têm orla. Se a gente começa a construir espigões no município, será que ele vai trazer resultados? Será que vai trazer consequências? Se a gente começa a fazer obras de intervenções, será que essa obra é adequada? É esse trabalho profundo e participativo que vamos discutir aqui, tentando extrair o máximo que pudermos dos técnicos, pesquisadores e da população para que Caucaia tenha o reordenamento, a revitalização e uma requalificação da sua orla marítima, gerando uma qualidade ambiental, social e econômica”, comentou o gestor ambiental e instrutor.

Aplicando a metodologia dos Manuais do Ministério do Meio Ambiente, a Orla do Município foi dividida em unidades e trechos específicos, de acordo com a homogeneidade das paisagens, confirmados na visitação em campo, desenhando os cenários atual, tendencial e desejado para cada trecho da orla, com a participação dos técnicos e da comunidade local para identificar os problemas, estabelecer medidas de planejamento e, assim, promover ações prioritárias de regularização, pontuou.

Estão envolvidas no Projeto Orla: Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam), Agência de Desenvolvimento de Caucaia (Adeca) e Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac).

A capacitação da Oficina I é o início de um trabalho que será consolidado na Oficina II para construção do PGI, um importante instrumento para o gestão integrada orla marítima de Caucaia e, consequentemente, para a gestão costeira dos municípios do Estado do Ceará, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA e a Superintendência do Patrimônio da União – SPU/CE.