SEMA reúne órgãos de Pacatuba para tratar de organização e controle de trilhas

14 de setembro de 2017 - 10:44

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, através da Gestora da Área de Proteção Ambiental – APA da Serra de Aratanha – a Geógrafa Lucia Maria Bezerra da Silva, reuniu-se com os Secretários e representantes das Secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, no dia 30/08/2017, no Casa de Cultura de Pacatuba.

Na reunião foram tratados vários assuntos a respeito da problemática que acontece na serra da Aratanha com o uso de motocross. São alguns dos problemas identificados nas trilhas utilizadas pelas motos: atropelamento de animais, aceleração de processo erosivo, afugentamento da fauna e poluição sonora pelo ronco do motor.

A APA da Serra de Aratanha é Unidade de Conservação – integrante do grupo de uso sustentável, com uma área total de 6.448,29 ha e compreende parcelas dos municípios de Maranguape, Pacatuba e Guaiuba.

As atividades que ocorrerem no interior da APA deverão tem autorização do órgão gestor da APA, a SEMA, bem como as atividades potencialmente polidoras deverão ter licença ambiental do órgão competente.