SEMA participa da 3ª Audiência do Açude do Cedro

25 de agosto de 2017 - 11:52

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (COBIO), representada pela gestora da Unidade de Conservação Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá, Leyla Barros, participou nesta quarta, 23,, da 3a Audiência do Açude do Cedro, em Quixadá, com o objetivo de tratar as demandas e ocorrências que o açude vem enfrentando nos últimos anos, sobretudo nos últimos cinco meses. Diversas entidades e a população em geral participam das discussões e mobilização em busca de medidas efetivas de controle e soluções.

Em quatro meses, esse foi o quarto ato consensual referente às questões do Cedro, que a SEMA, voluntariamente, vem acompanhando, no sentido de contribuir para a recuperação e conservação desse reconhecido patrimônio nacional. As metas são: facilitar a comunicação; estreitar as relações entre comunidades e entidades governamentais; orientar e acompanhar – por solicitação do juiz Ricardo Arruda, da 23a Vara Federal de Quixadá e condutor processual de conciliação – os trabalhos de inspeção local, junto aos demais órgãos envolvidos na gestão do Açude.

Entre os participantes estivam MPF, DNOCS, OAB, Associação da Imprensa Sertão Central, estudantes do IFCE e estagiários da SEMA, Prefeitura de Quixadá, moradores e ocupantes da área do Açude do Cedro. As ações da SEMA de conciliação, em defesa da recuperação e conservação do Açude Cedro, iniciaram-se em 9 de junho deste ano, na condução e acompanhamento de uma inspeção técnica da área, a convite do juiz federal, Ricardo Arruda, da 23a Vara de Quixadá.