Ibaretama recebe capacitação em Educação Ambiental para a Qualidade da Água

29 de junho de 2017 - 12:42

Dando continuidade ao “Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial – PforR, a Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental – COEAS, realizou capacitação na Agrovila do Açude Macacos, no Município de Ibaretama, nos dias 27 e 28 de Junho.

A capacitação em Educação Ambiental contou com a participação de membros da Comissão Gestora do Açude Macacos, técnicos da Prefeitura Municipal, representantes de associações e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ibaretama.

Na aula prática, os cursistas tiveram oportunidade de conhecer a propriedade da Dona Socorro, que produz agricultura diversificada, sem uso de agrotóxico, em uma pequena propriedade rural. Dona Socorro e sua família criam peixes, produzem coentro e cebolinha, milho, feijão e frutas diversas. Para isso, utilizam água de uma barragem subterrânea e reuso da piscicultura em tanques. A capacitação foi ministrada pelo consórcio contratado ENGESOFT/QUANTA e acompanhada pelos técnicos da Coeas Jovelina Silva e Genario Azevedo.

O objetivo do projeto é capacitar membros de Comitês de Bacias Hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú, Comissões Gestoras de açudes e nascentes, técnicos municipais sobre temas transversais à qualidade da água sob o enfoque da educação ambiental.

No total do projeto PforR serão realizados 22 cursos nas Bacias Hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú. A próxima capacitação ocorrerá nos dias 12 e 13 de Julho, em Choró.

Clique para ver Galeria de Fotos