Pedalada encerra Semana do Meio Ambiente

11 de junho de 2017 - 12:02

Uma pedalada encerrou as atividades da Semana do Meio Ambiente. Poucos depois das 7h, os cerca de 800 ciclistas inscritos saíram do Parque do Cocó até o Parque Estadual Botânico, em Caucaia, cobrindo um percurso de pouco mais de 21Km, no IV Pedalar. Após as atividades de encerramento, eles retornaram ao Cocó, numa atividade que contou com a presença do secretário do Meio Ambiente Artur Bruno e da secretária executiva Maria Dias. “É gratificante que a SEMA integre tantas pessoas neste apelo de conscientização ambiental”, comemorou Bruno.

Os ciclistas foram recebidos com um café da manhã pelo gestor do Parque Botânico, George Feijão, numa parceria com o Atacadão e Prefeitura de Caucaia. Houve sorteio de 25 prêmios para os participantes entre câmeras de ar, capacetes, entre outros acessórios. Posteriormente, houve o plantio simbólico de uma carnaúba e descerramento de placa alusiva ao evento. Além da solenidade de encerramento, as atividades do projeto Viva o Parque aconteceram paralelamente, oferecendo atividades gratuitas para adultos e crianças, dentre elas: massoterapia, tai chi chuan, yoga, biodança, zumba, aeróbica, dança de salão, capoeira, slackline e apresentações culturais.

A Semana representou um período repleto de muitas atividades de educação ambiental em todo o estado do Ceará, envolvendo 87 municípios e 19 Unidades de Conservação, além de diversas instituições parcerias, tais como a CAGECE, Semace, TA2 Eventos, Ceará Bike, Prefeitura de Fortaleza e C. Rolim Engenheira. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com municípios cearenses, ONGs e instituições públicas e privadas realizou diversas ações com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Neste ano, o tema foi “Educação Ambiental é da nossa natureza”. Segundo o secretário Artur Bruno, “os esforços se concentram na difusão da importância da Educação Ambiental para o despertar de uma nova consciência, na qual o ser humano se vê como integrante da natureza e a conserva para a harmonia e o bem de todos os seres vivos”.

Dentre as atividades da Semana, palestras, rodas de conversa, aulas de campo, oficinas, reflorestamento de mata ciliar, passeios ciclísticos e de barco, blitz ecológicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, campanha nas rádios, oficinas educativas, concursos de fotos e redações, trilhas ecológicas, distribuição e plantios de árvores, dentre outras.

alt  alt

Veja galeria de fotos do evento