Antônio Rocha Magalhães recebe Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa
9 de junho de 2017 - 16:51
A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, realizou nesta tarde a cerimônia de entrega do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. Escolhido pelo Comitê Estadual da Reserva do Biosfera da Caatinga, o agraciado deste ano, destinada à pessoa física, foi o Dr. Antônio Rocha Magalhães, renomada personalidade nacional, pesquisador nas áreas de desenvolvimento sustentável do nordeste semiárido, mudanças climáticas, sustentabilidade ambiental e gerenciamento de recursos hídricos.
A cerimônia de entrega ocorreu na Assembleia Legislativa e compuseram a mesa para homenagear Rocha Magalhães, além do secretário Artur Bruno, o presidente do Núcleo de Meio Ambiente da Fiec e representante do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga, Renato Aragão, Dolores Feitosa, presidente da Fundação Bernardo Feitosa, Eduardo Sávio, da Funceme, Ricardo Araújo, da Semace, Inácio Arruda, secretário da Secitec, Maria do Rozario, prefeita de Canindé e o Deputado Audic Mota, presidindo a mesa.
Sobre o agraciado:
Antônio Rocha Magalhães possui Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Tem experiência na área de planejamento urbano e regional. É membro do painel intergovernamental sobre mudanças climáticas.
Rocha Magalhães tem trazido as terras secas para o centro do debate da conservação ambiental. Tem promovido discussões, organizando fóruns em nível regional, nacional e internacional, visando mobilizar a sociedade e agentes públicos na causa da preservação do Bioma Caatinga. Tem sido um incessante defensor, e sua atuação tem ajudado na implementação de ações de preservação e conservação da caatinga.
Também é autor dos livros: “Seminário de Avaliação da Seca de 2010-2016 no Semiárido Brasileiro”, “Desertificação, degradação da terra e secas no Brasil” e “Secas no Brasil: Política e Gestão Proativas.