Bruno ministra palestra sobre educação ambiental em Amontada
8 de junho de 2017 - 11:25
O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, ministrou palestra, nesta quinta-feira (08/06), durante o I Simpósio Ambiental realizado no Ginásio Abilhão, no municipio de Amontada, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Bruno falou sobre a importância da educação ambiental e a consciência das pessoas em preservar o meio ambiente.”Não adianta fazer leis, se nós não mudarmos a nossa educação. Por isso, o forte da nossa gestão é a educação ambiental”, afirmou.
Dentre outros assuntos, Bruno destacou o Programa de Resíduos Sólidos elaborado nesta Gestão, dentro do Ceará Sustentável, cujo objetivo é reduzir os impactos negativos da disposição inadequada de resíduos sólidos no meio ambiente. Também discorreu sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente e publicado no ano de 2016.
Para um público atento à palestra, o secretário apresentou os 11 planos de Gestão Regionalizada de Resíduos Sólidos, contemplando os 184 municípios do Estado. Com relação à coleta seletiva, informou que 92 municípios cearenses se beneficiarão com a entrega de equipamentos e organização dos catadores. Para subsidiar tecnicamente a erradicação dos lixões, a SEMA irá elaborar 81 Planos de Recuperação de Áreas Degradadas por Lixões.
O Governo do Estado tem investido para melhorar a gestão dos resíduos no Ceará, a exemplo do decreto governamental que reduziu o ICMS da indústria da reciclagem de 17 para 7%, certificando os produtos oriundos de material de reciclagem. Ainda neste sentido, em 2007 o estado criou também por meio de decreto, o ICMS Sócio Ambiental, que estabeleceu indicador de sustentabilidade ambiental com foco na política de resíduos sólidos para destinação de 2% deste.
O evento em Amontada contou com a participação de autoridades e estudantes da rede pública. Houve apresentação dos Grupos Raízes do Cocó e Fruto da Arte. Ao final, Artur Bruno falou sobre a conquista histórica da regulamentação do Parque Estadual do Cocó, com decreto assinado pelo governador Camilo Santana, em 4 de junho deste ano. “Foram 40 anos de espera. Muitas pessoas trabalharam para que o sonho se transformasse em realidade. Destaco o trabalho dos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente que foram muito importantes para a regulamentação daquele equipamento que é uma floresta dentro da cidade de Fortaleza”, concluiu.