Projeto PforR implementa coleta seletiva no Ceará

5 de junho de 2017 - 11:00

Entre os dias 15 e 19 de maio ocorreram dez Reuniões Técnicas Regionais nas três Bacias Hidrográficas Estratégicas do Ceará (Metropolitana, Acaraú e Salgado) no âmbito do Projeto de Implementação de Coletas Seletivas. O projeto, financiado pelo Banco Mundial, faz parte do Projeto Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental – Programa para Resultados (PforR) e envolve 81 municípios em 10 regiões do Estado para a elaboração de Planos Regionalizados de Coleta Seletiva.

Os gestores municipais e demais participantes conheceram os objetivos do projeto, o cronograma de trabalho, e as ações a serem planejadas com o envolvimento direto de cada município.

Por meio de apresentação de soluções bem sucedidas de vários municípios, no Brasil, os participantes puderam perceber que soluções simples podem mudar a realidade da gestão de resíduos em seu município e que a estruturação de coletas seletivas, reinserindo resíduos orgânicos, secos e de construção civil na cadeia produtiva, pode reduzir significativamente custos e volumes de resíduos destinados a lixões e aterros sanitários. O olhar é para soluções locais, com enfoque regional, soluções coletivas e consorciadas.

Participaram das Reuniões representantes de 75 municípios, totalizando 642 pessoas, que vem sendo cadastradas para uma participação contínua na elaboração de soluções locais e regionais. Cada município enumerou os principais problemas que enfrenta em relação aos resíduos sólidos. Destacam-se como principais problemas:  a falta de recursos, necessidade de ações em educação ambiental, o destino inadequado de resíduos sólidos, a falta de apoio aos catadores, a falta de coleta seletiva e problemas relativos à prestação dos serviços aos cidadãos.

Bacia Metropolitana

Na Bacia Metropolitana foram realizadas Reuniões Regionais em Caucaia, Maranguape, Pacoti, Choró e Beberibe, com um total de 31 municípios, inclusive Fortaleza. Participaram destes encontros gestores públicos municipais, representantes do legislativo municipal, Ministério Público, catadores, ONGs e representantes da cadeia de recicláveis, envolvendo um público de 306 pessoas.

Bacia do Acaraú

Na Bacia Hidrográfica do Acaraú, foram realizadas três reuniões: em Acaraú, com 51 representantes dos municípios da região, Nova Russas, com 33 representantes, e Sobral, com 91 participantes dos municípios do Sertão Norte. Na reunião em Sobral estiveram presentes também representantes da Secretaria das Cidades e o Coordenador do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral, que apresentou o estágio da implantação da CTR – Central de Tratamento de Resíduos que atenderá municípios da Região.

Bacia do Salgado

As reuniões na Bacia do Salgado foram realizadas nos municípios de Icó e Juazeiro do Norte. Com a presença de representantes de 21 municípios da região do Sertão Centro Sul e do Cariri, 135 pessoas puderam apontar os principais problemas dos municípios relacionados aos resíduos sólidos: disposição inadequada de resíduos, ausência de educação ambiental, bem como de coleta seletiva. Participaram das Reuniões nas três Bacias 105 secretários municipais, 6 prefeitos e vice-prefeitos e 11 vereadores.

O Projeto se estenderá até o final deste ano. Neste momento estão ocorrendo oficinas municipais, onde a coleta de informações locais é essencial para um diagnóstico apropriado, ferramenta para o desenho das soluções adequadas.

alt