COGERH inicia trabalhos para a modelagem do Riacho Ipuçaba
31 de maio de 2017 - 11:59
p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; No dias 25 e 26 de maio, analistas da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará – COGERH, iniciaram o trabalho de campo para a análise da hidrodinâmica do riacho Ipuçaba, principal curso d’água da Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu. Foram percorridos cerca de 13 km, desde sua nascente, no Sítio São Paulo até o início da queda d’água principal, incluindo trechos públicos e inseridos em propriedades privadas.
O objetivo, nesse primeiro momento é identificar mudanças de geometria, curvas, estreitamento do riacho, erosões e bancos de areia, além de elaborar a modelagem hidráulica do riacho. Ao final dos trabalhos, deverá ser emitido parecer técnico à Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SEMA sobre os possíveis danos estruturais ou de deterioração que prejudiquem o Ipuçaba.
O parecer da COGERH deverá subsidiar os encaminhamentos para o Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental do Ceará que prevê ações na APA da Bica do Ipu.