Cariri recebe capacitação do “Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água”

29 de maio de 2017 - 13:10

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social– COEAS, realizou, no período de 23 a 26 de maio na região do Cariri, duas capacitações do “Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial – PforR.

O objetivo do Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água é capacitar membros de Comitês de Bacias Hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú, Comissões Gestoras de açudes e nascentes, técnicos municipais sobre temas transversais à qualidade da água sob o enfoque da educação ambiental.

O primeiro curso aconteceu no município de Crato, nos dias 23 e 24/05,  no Parque Estadual do Sítio Fundão. Participaram os membros da comissões gestoras das fontes Batateiras e Engenho da Serra, além dos técnicos do Parque e da COGERH. A aula de campo foi realizada na nascente do Rio Batateiras, onde foram abordados diversos assuntos, tais como mata ciliar, resíduos sólidos e gestão de águas.

Já o segundo curso foi realizado para as comissões gestoras das fontes Riacho do Meio, Guaribas e Fonte do Céu, no município de Barbalha, nos dias 25 e 26/05. Também participaram técnicos do STTR e da ONG Aquasis. A aula de campo foi realizada no Assentamento São Judas Tadeu, onde foi possível observar a produção e o manejo agroecológico, artesanato, culinária e uma rica diversidade cultural.

As capacitações foram ministradas pelo consórcio contratado ENGESOFT/QUANTA, com a supervisão dos técnicos da COEAS Sérgio Mota e Jovelina Silva. No total do projeto PFORR, serão realizados 22 cursos nas Bacias Hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú.