Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Mundaú reúne Conselho Gestor
16 de maio de 2017 - 14:21
A Secretaria do Meio Ambiente, por meio da gestão da Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Mundaú, realizou na última quarta-feira (10), a 15ª reunião de seu Conselho Gestor, no centro de Promoção Turístico e Ambiental de Mundaú – CPTA. Na pauta a apresentação do Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima do Litoral Cearense. A Representante do patrimônio da União, Maria do Socorro, palestrou sobre o Projeto Orla que é uma ação conjunta do Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão no âmbito da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) a nível nacional e das Secretarias de Meio Ambiente estaduais e prefeituras municipais e ressaltou sobre a área que é de responsabilidade da união mas que a gestão territorial é do Município. Já a técnica da SEMACE, Amável Sobrinho, falou sobre o projeto Praia Limpa que ocorreu em território dos Índios Tremembés.
Na ocasião, a secretaria de Infraestrutura de Trairi, Gil Carlo, falou a respeito da cerca existente na barra do rio Mundaú relatando que o proprietário foi notificado e teria um prazo de 10 dias para se manifestar e terminando o prazo a Secretaria tomará as medidas legais possíveis. E, representando a SEMA, a gestora da APA, Ana Michelle, informou sobre o Projeto intitulado “Estuários do Rio Curu e Mundaú: Pesca e Impactos Ambientais”, ressalta sobre o mutirão para cadastramento dos pescadores na Marinha, que está sendo providenciado e escorre sobre o trâmite da Compensação Ambiental, apresentando o decreto que regulamenta o SNUC com a ordem de prioridades dos gastos dos valores relacionados a Compensação.
Como encaminhamento, as pautas da 16ª reunião extraordinária e 17º reunião ordinária: Apresentação do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (PROINFTUR) – Equipe Técnica da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará. Mostrar os resultados das oficinas que ocorreu em Itapipoca, através do IMMI e a apresentação do Projeto da AACM
Estiveram presentes: Associação Ambiental e Cultural do Mundaú, Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Trairi, Associação dos Moradores de Mundaú, Associação Comunitária de Promoção e Desenvolvimento Artístico Cultural, Sócio-Desportivo e Humano Ambiental de Mundaú, Superintendência do Patrimônio da União, Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Companhia de Água e Esgoto do Ceará, Secretaria de Infra-estrutura de Trairi, Instituto do Meio Ambiente do Município de Itapipoca, Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Trairi, Colônia de Pescadores de Mundaú – Z-4, Associação Comunitária do Sítio São José e Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE.