SEMA participa do V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Água, em Brasilia

10 de maio de 2017 - 12:01

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, participa do V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas, que acontece de terça (09/05) a sexta (12/05) promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional de Águas (ANA) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF).

Na oportunidade, a SEMA, representada pelo Orientador da Célula de Educação Ambiental da COEAS, Sérgio Mota, apresenta dois Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pela COEAS com foco na temática da Água:

O Primeiro é Projeto de Educação Ambiental para a Preservação das Nascentes do Rio Pacoti (APA da Serra de Baturité), Rio Cocó (APA da Serra da Aratanha) e Riacho Ipuçaba (APA da Bica do Ipu) que tem como objetivos:

  • Sensibilizar o público-alvo para mudança de hábitos, com vistas a eliminar os fatores de degradação na área das nascentes, como a presença de animais, agricultura, lavagem de roupas e veículos, resíduos sólidos, captação irregular de água e outros;

  • Capacitar os atores locais como agentes multiplicadores na preservação das nascentes e dos recursos hídricos em geral;

  • Ensinar as principais técnicas de preservação, reflorestamento e monitoramento na recuperação de nascentes.

O segundo é o Projeto em Educação Ambiental para a Qualidade da Água nas três bacias hidrográficas estratégicas do Estado (Acaraú, Metropolitana e Salgado) no âmbito do PforR – Banco Mundial, que tem como objetivos:

  • Sensibilizar o público-alvo para mudança de hábitos com vistas à conservação e preservação dos recursos hídricos na área de abrangência do Projeto;

  • Contribuir para a melhoria da gestão da qualidade da água nas três Bacias Hidrográficas Estratégicas.

Saiba mais sobre o V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas clicando em:
http://www2.ana.gov.br/Paginas/imprensa/noticia.aspx?id_noticia=13220

Confira a programação do evento clicando em:
http://www.mma.gov.br/images/_noticias_fotos/2017/encontro-agua.pdf