Sema compõe mesa de debate em Audiência Pública

10 de maio de 2017 - 11:43

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (COBIO), representada pela gestora da UC Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá, Leyla Barros, participou na última sexta, na Câmara Municipal de Itaiçaba, da Audiência Pública para tratar das questões hídricas do município.

Em pauta, Leyla Barros falou dos desafios e perspectivas referentes à gestão dos recursos hídricos que se vem enfrentando nos últimos anos. Incluindo fonte, distribuição e, sobretudo, o uso racional. Mencionando a urgência da participação efetiva da população, nas ações do uso racional da água, onde todos, e não somente os órgãos competentes do setor publico, tem deveres quanto às práticas do bom uso da água, aplicadas no gerenciamento sustentável dos nossos mananciais. Citando, mais uma vez, a necessidade de uma maior integração dos municípios junto às escolas, associações, ONGs, igrejas, empresas e instituições afins, nos trabalhos permanentes de educação ambiental, voltados para a sensibilidade e mudanças de hábitos, conforme a realidade local.

Assim como a atuação do meio acadêmico, como faculdades, universidades e centros tecnológicos, que podem contribuir com estudos, pesquisas e tecnologias, para implementação dos trabalhos de gestão dos recursos hídricos.Sendo referenciado ainda, a atuação da SEMA nas práticas educativas e programas de sustentabilidade, como a A3P, junto a gestão das unidades de conservação. Estiveram presentes representantes da COGERH, CAGECE, SEMACE, Prefeito, secretariado e vereadores de Itaiçaba, além de religiosos, como o padre diocesano de Itaiçaba e lideres de associações e comunidades da região.