Integrantes do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral participam de capacitação

5 de maio de 2017 - 14:15

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental – COEAS, com apoio do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS/RMS), que tem na presidência o Prefeito de Forquilha Gerlásio Martins de Loiola, realizou, nos dias 03 e 04 de maio, no Município de Sobral, mais uma capacitação dentro do “Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água”, fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial – PforR.

A capacitação em Educação Ambiental para a Qualidade da Água contou com a participação de gestores do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS/RMS), técnicos, secretários municipais e educadores dos Municípios de Sobral, Meruoca, Massapê, Santana do Acaraú, Graça, Cariré, Coreaú, Alcântaras e Forquilha representando o CGIRS/RMS, Funasa, Secretarias de Meio Ambiente, de Agricultura, Saúde e Educação.

O objetivo do Projeto de Educação Ambiental para a Qualidade da Água é capacitar membros de Comitês de Bacias Hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú, Comissões Gestoras de açudes e nascentes, técnicos municipais sobre temas transversais à qualidade da água sob o enfoque da educação ambiental.

A aula prática foi realizada no aterro controlado do Município de Sobral. Na oportunidade, o coordenador do CGIRS/RMS, Joselito Silveira, fez uma explanação sobre os novos equipamentos que serão implantados para atender os 14 municípios que compõem o Consórcio: uma Central de Tratamento de Resíduos Regional Norte, em Sobral, além de seis estações de transbordo de resíduos sólidos (ETR) a serem implantadas nos municípios de Cariré, Coreaú (Sede), Coreaú (Ubaúna), Forquilha, Massapê e Pacujá e implantação de projetos de coleta seletiva nos municípios consorciados. Seguindo a programação, o Sr. Washington fez uma explanação sobre o funcionamento do aterro controlado de Sobral.

alt

A capacitação foi ministrada pelo consórcio contratado ENGESOFT/QUANTA, com a supervisão dos técnicos da COEAS Sérgio Mota e Genario Azevedo. No total do projeto PFORR, serão realizados 22 cursos nas Bacias hidrográficas do Salgado, Metropolitana e Acaraú.

Confira as próximas capacitações:

CURSO 18- Comissões Gestoras das Fontes Batateira e Engenho da Serra

Data: 23 e 24 de maio de 2017

Local: Parque Estadual Sitio Fundão, Crato/CE.

CURSO 19- Comissões Gestoras das Fontes Riacho do Meio, Guaribas e Fonte do Céu

Data: 25 e 26 de maio de 2017

Local: Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, Barbalha/CE.