Comitê Previna reúne-se para apresentação do Plano de Ação 2017
4 de maio de 2017 - 17:10
O Comitê de articulação das ações do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA) reuniu-se nesta quinta-feira (4/5), no auditório da SEMA, para finalizar o Plano de Ação para 2017. Além dos técnicos da SEMA, de três coordenações – Biodiversidade, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável – representantes de diversas entidades, tais como Assembleia Legislativa, Ibama, Incra, Embrapa, Bombeiros, Ministério Público, dentre outros, participaram. O secretário Artur Bruno abriu o evento, lembrando da quantidade de incêndios – 21 ao todo – ocorridos somente no Parque do Cocó.
O Plano contem histórico de ocorrências e mapeamento de áreas mais suscetíveis a incêndios, com foco nas Unidades de Conservação. O principal problema continuam sendo as queimadas – de lixo ou para preparar o terreno para o plantio -, intervenções criminosas, transformação de madeira em carvão vegetal e acidentes decorrentes de caça e pesca. Há ainda fatores que favorecem a disseminação de incêndios, tais como ventos, clima seco e alta temperatura. Isso implica em perdas materiais, fauna e flora e, o mais grave, humanas. O coordenador de comunicação da SEMA, Demétrio Andrade, apresentou um Plano de Comunicação.
Dentre algumas ações resolutivas elencadas, destacam-se: convênio SEMA, Semace e Ciopaer; efetivação de brigadistas florestais na estrutura do Estado; treinamentos de brigadistas nos municípios. A ideia é fortalecer o combate nas UCs prioritariamente, fiscalizando e dando apoio às estruturas municipais.