Parque Estadual do Cocó promove semana de atividades em comemoração a Festa Anual das Árvores

31 de março de 2017 - 16:08

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, promoveu durante a segunda semana do mês de março, no Parque Estadual do Cocó (PEC), atividades em comemoração a Festa Anual das Árvores, que dispôs atividades de cunho educativo voltadas para a conscientização abordando as funções ecológicas dos manguezais e suas espécies arbóreas e espécies vegetais nativas. Essas ações visavam provocar o debate sobre a importância da responsabilidade individual enquanto manutenção de um meio ambiente equilibrado.

No domingo (19), ocorreu a maratona circuito tela verde onde foram exibidos documentários, aberto ao público, com a temática ambiental, abordando a problemática dos resíduos sólidos, poluição dos rios e mares e maus tratos aos animais. No mesmo dia foi realizado passeio de barco abordando as funções ecológicas dos manguezais e suas principais espécies. Já na segunda-feira (20), foi ministrado na ONG Projeto Juventude do Bem, palestra sobre a valorização de espécies nativas do estado do Ceará e oficina de plantio.

Em continuidade, os educadores ambientais realizaram uma gincana de coletas de sementes, com usuários do PEC, com intuito de abordar a distinção entre espécies nativas, exóticas e exóticas invasoras. Também expuseram brinquedos feitos com matérias recicláveis, com graduandos do curso de Educação Física, Universidade Estácio de Sá. O objetivo era conscientizar as pessoas a respeito de geração de resíduos e os problemas ambientais causados pelo mesmo. Foi exibido filme com a temática ambiental para crianças do entorno do PEC e em seguida ministrada uma palestra sobre problemáticas da extinção das espécies vegetais nativas.

Para encerrar as atividades, com o propósito de provocar o debate sobre a importância da responsabilidade individual a respeito do meio em que vivemos, foi desenvolvido rodas de conversas com crianças da Associação Beneficente Parque do Cocó em seguida a exibição de um filme.