Sema faz plantio de mudas nativas o Açude Cedro, em Quixadá

29 de março de 2017 - 08:58

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) junto à Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS) e a Coordenadoria de Biodiversidade (COBIO), representada pela gestora do Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá, Leyla Barros, em parceria com o IFCE- Campus Quixadá, CAGECE e o Grupo Super São Geraldo de Quixadá, promoveu nesta segunda (27) a Festa Anual das Árvores, no Açude do Cedro em Quixadá.

A programação incluiu palestra com o tema Mais Árvores: Mais Água e Mais Vida – logomarca da campanha da SEMA deste ano; Distribuição de panfletos informativos; Plantio de 60 mudas de plantas nativas, na justante do Açude, sobretudo na quadra do DNOCS, que funciona também como estacionamento para os visitantes e usuários do local; e finalizando com trilha na Galinha Choca, monólito símbolo do Açude Cedro.

A escolha do Açude Cedro para o evento foi em decorrência da grande mortandade de árvores centenárias da justante do Açude nos últimos anos, que faz parte do andamento do projeto de replantio e revitalização da área, que se encontra em fase de planejamento e expansão. Incluindo estudo, pesquisa e coleta de dados, para diagnóstico e programação das ações, em parceria entre SEMA e IFCE-Quixadá, a princípio, junto ao Curso de Engenharia Ambiental.

Na oportunidade foi realizada também uma limpeza na área, com coleta aproximada de 10Kg de resíduos, como garrafas e latinhas de bebidas, copos descartáveis, sacolas plásticas, produtos de uso pessoal descartados (roupas, sandálias) e diversas embalagens de alimentos.

Entre os participantes e colaboradores do evento estiveram presentes alunos e coordenador do curso de graduação em engenharia ambiental, alunos dos cursos tecnológicos em meio ambiente e engenharia de produção do IFCE-Quixadá; funcionários auxiliares do DNOCS; técnicos operacionais da ETA e ETC da CAGECE e moradores locais.

alt