Festa Anual das Árvores: quem planta árvores, colhe chuvas
29 de março de 2017 - 16:23
Todos os anos, na última semana do mês de março (período chuvoso no Nordeste, de acordo com o Decreto Federal N.º 55.795), o Governo do Estado do Ceará comemora, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a Festa Anual das Árvores (FAA). Em parceria com municípios cearenses, ONGs, universidades, escolas e entidades privadas, são realizadas diversas ações em todo o estado com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.
Em cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da FAA. Considerando o sucesso do Projeto de Florestamento e Reflorestamento, dentro do Programa Ceará Mais Verde, que hoje está recuperando áreas degradadas de quatro bacias hidrográficas onde funcionam Unidades de Conservação administradas pela SEMA, e que a falta de chuvas é um dos problemas em nosso Estado, que vive o período de uma das piores secas da história, o tema central do evento foi “Quem planta árvores colhe chuva”.
O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, realizou a abertura oficial no Parque do Cocó, lançando o objetivo do Governo do Estado, que é de plantar no mínimo 71 mil árvores nos próximos anos. Afirmou também que a preservação e recuperação dos mananciais é essencial na amenização do clima, posto que o Estado possui uma cobertura arbórea de somente 57%.
Neste ano, a Festa contou com a participação de 46 municípios cearenses e 21 Unidades de Conservação Estaduais, além de outras instituições que, durante uma semana, realizaram atividades de educação ambiental em parceria com a população, como doação e plantio de árvores, aulas de campo, palestras e rodas de conversa, trilhas interpretativas, caminhadas e passeios de bicicleta, exposições, apresentações culturais e mostra de cinema, dentre outras.
É o caso do município de Várzea Alegre, que realizou uma programação bem extensa de comemoração, de 20 a 24 de março. Na abertura, o lançamento do projeto “Um pé de fruta no meu quintal”, que objetiva fazer o plantio de mudas frutíferas no quintal das residências na Zona Urbana. A troca de 3.670 garrafas pet por mudas, multiplicou o plantio de árvores no município. O encerramento deu-se com a pedalada ecológica e a Feira Criativa de produtos reciclados e artesanatos diversos.
Para encerrar oficialmente as comemorações, o Parque Estadual Botânico, em Caucaia, realizou a II Corrida Pela Natureza, no domingo (26) e reuniu cerca de 400 participantes, que tiveram como inscrição a doação de 2kg de alimentos. Três instituições foram agraciadas com a arrecadação de 800kg de donativos: o Lar Torres de melo, Associação Peter Pan e Casa do Meninos Jesus.