II Corrida pela Natureza encerra Festa Anual das Árvores
26 de março de 2017 - 13:38
A II Corrida Pela Natureza, que aconteceu dia 26 de março, no Parque Botânico, em Caucaia, encerrou oficialmente a Festa Anual das Árvores 2017. Foram 450 inscritos, que receberam kits em troca de 2kg de alimentos. A corrida aconteceu em duas baterias. A primeira, com um percurso de 1.600 metros, teve largada às 7h30. A segunda bateria foi iniciada 20 minutos depois. Ao final, os primeiros cinco primeiros colocados de cada bateria – nas categorias masculino e feminino, receberam medalhas da organização. O lay-out da medalha foi confeccionado por Narcílio Rocha, artista plástico e colaborador do Parque Botânico. Paralelamente, aconteceram normalmente as atividades do projeto Viva o Parque – que também teve lugar, simultaneamente, no Parque do Cocó.
Após a premiação, foram entregues os 800kg de alimentos arrecadados dos corredores ao Lar Torres de melo, Associação Peter Pan e Casa do Meninos Jesus. A II Corrida pela Natureza teve apoio do Atacadão, Imac, Semace, Cagece, Prefeitura e Câmara Municipal de Caucaia Ao final do evento, o secretário Artur Bruno, o secretário adjunto Fernando Bezerra, a secretária executiva Maria Dias, a coordenadora da Biodiversidade, Dóris Day e o articulador das Unidades de Conservação, Leornardo Borralho e o gerente do Parque Botânico, George Feijão, plantaram mudas de Ipê em frente ao equipamento.
A SEMA distribuiu mudas de espécies nativas e material educativo alusivo às árvores e à água, já que 22 de março foi o Dia Mundial da Água. As atividades da FAA aconteceram em 46 municípios simultaneamente, em todo o Estado. Durante o mês de março, 14 mil mudas foram distribuídas.
O foco da FAA é a divulgação do Projeto de Florestamento e Reflorestamento, dentro do Programa Ceará Mais Verde, que hoje está recuperando áreas degradadas de quatro bacias hidrográficas onde funcionam Unidades de Conservação administradas pela SEMA. No rio Pacoti, serão plantadas 30 mil árvores, em local onde se encontra o periquito-da-cara-suja, espécie ameaçada de extinção e exclusiva daquela região. Ainda no Pacoti, haverá revitalização do viveiro já existente na UC e criação de um outro, no campus da Unilab.
No rio Cocó, foram firmadas parcerias com a Unimed Fortaleza (500 mudas) e a C. Rolim Engenheira (40 mil mudas). No rio Ceará, a Unimed plantará 500 mudas no Parque Botânico. Finalmente, no riacho Ipuçaba, estão previstas ações de educação ambiental. “Queremos preservar e recuperar os mananciais e colaborar na amenização do clima, posto que o Estado possui uma cobertura arbórea de somente 57%”, explicou Bruno.
