SEMA participa de Colóquio sobre Bioma Caatinga no IFCE/Quixadá
9 de março de 2017 - 16:24
Nesta quinta (9/3), 9h, o secretário Artur Bruno, junto com a gestora dos Monólitos de Quixadá, Leyla Barros, participou da abertura do I Colóquio de Estudos Ambientais do Bioma Caatinga, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em Quixadá. O evento serviu para consolidar a parceria entre a SEMA e o IFCE.
Bruno abordou a relevância do evento para região do semiárido do Sertão Central, ressaltando as práticas educativas de conservação da caatinga. Explicitou os trabalhos e competências da SEMA, em articulação com a SEMACE e das ações da SEMA nas Unidades de Conservação (Ucs).
O titular da SEMA falou das particularidades do Monumento Natural Monólitos de Quixadá, deixando claro que é do interesse da Secretaria firmar pactos de cooperação com prefeituras – sobretudo secretarias de Educação e Meio Ambiente – e demais instituições do meio acadêmico, empresarial e outras que tenham esta competências frente às questões ambientais para gerenciar as UCs. “Temos poucos recursos, mas quando nos unimos com outras entidades, estes recursos se multiplicam”, falou.
Informou ainda sobre o andamento do Plano de Manejo dos Monólitos de Quixadá e da importância do Grupo de Trabalho sobre o açude do Cedro. Estavam presentes estudantes de graduação de faculdades e universidades de Quixadá; professores da UFC-Quixadá do Curso de Engenharia Ambiental do IFCE-Quixadá, além de representantes das secretarias de Educação e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Quixadá.
