SEMA inicia Diagnósticos Rurais Participativos

17 de fevereiro de 2017 - 14:04

 

Nesta quinta (17/2) iniciaram os Diagnósticos Rurais Participativos – DRP, em dois assentamentos, que fazem parte do Projeto Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe. O primeiro diagnóstico elaborado foi o do assentamento Terra Prometida, em Beberibe, nos dias 9 e 10 de fevereiro. Já esta semana, os assentamentos que serão trabalhados são: Potiguar e Bernardo Marim II.

 A ação segue como parte das atividades da empresa Verde Vida Engenharia Ambiental, iniciadas em janeiro de 2017 com a visita técnica aos 17 assentamentos beneficiados pelo Projeto para apresentação da equipe técnica e do cronograma para atividades iniciais. A empresa deverá finalizar os 17 DRPs nos municípios de Russas, Morada Nova, Ibicuitinga, Ocara e Ibaretama. Além disso, no cronograma de atividades estão previstas 10 capacitações, incluindo 2 intercâmbios, e 100 horas de assistência técnica para cada assentamento selecionado pelo Projeto.

 O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável – CODES, tem recursos provenientes de um convênio com a Caixa Econômica através do Fundo Socioambiental, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Tem o objetivo de manejar no mínimo 5.000 ha da Caatinga por meio da implantação de 17 planos de manejo florestal de uso múltiplo e estabelecer mecanismos para promover o desenvolvimento econômico com sustentabilidade, através de 17 Planos de Negócios implantados com base nos Planos de Manejos.