SEMA e Semace participam de curso de Monitoramento de Qualidade do Ar
14 de fevereiro de 2017 - 16:41
A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade – Cobio, promoveu nos dias 6 à 10 de fevereiro, no período manhã e tarde, na Sede da Estação Ecológica do Pecém, o curso de Monitoramento de Qualidade do Ar -EMqar SEMACE, com a participação dos técnicos da empresa JCTM, técnicos da SEMA e servidores da SEMACE. Os participantes tiveram momentos de teoria e prática sobre a instalação, operação e manutenção da Estação de monitoramento de qualidade do Ar (container).
Sobre:
A estação comporta sensores de controle do ar e meteorológicos com tecnologias de ponta da Itália e Austrália, respectivamente. Com aporte de compensação ambiental no valor de R$ 2,1 milhões, a instalação do equipamento foi baseada em estudos que analisaram aspectos estratégicos de segurança e localização. Segundo o diretor de licenciamento da superintendência, Lincoln Davi, o sistema permite informar através do site, em tempo real, aspectos como os níveis de gases analisados e os parâmetros meteorológicos. “Funciona com sensores de alta tecnologia e garante o monitoramento num raio entre 5 km e 10km”, informou o gestor da Semace.
A estação de monitoramento é uma unidade com monitores e sensores instalados em um contêiner com extensão de 4m de comprimento e 2,60m de largura. O sistema analisará níveis de gases tais como monóxido de carbono, dióxido de enxofre, ozônio, nitrato de oxigênio, hidrocarboneto, gases voláteis e não voláteis, além de parâmetros meteorológicos. Os dados serão utilizados pela Diretoria de Controle e Proteção Ambiental (Dicop) da Semace, através da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), com o intuito de fortalecer o monitoramento e a fiscalização dos níveis poluentes gerados pelas indústrias no entorno do CIPP e está localizado na Estação Ecológica do Pecém.