Projeto Quintais Produtivos, da SEMA, é aprovado pelo FDID
12 de janeiro de 2017 - 14:45
O Conselho Estadual Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos-CEG/FDID aprovou o Projeto “Quintais Produtivos Agroecológicos na Perspectiva da Agricultura Familiar, visando à Segurança Alimentar”. A reunião decisória ocorreu em 12 de dezembro e o comunicado foi oficiado ao secretário Artur Bruno, nesta quarta-feira, 11 de janeiro, pelo presidente do CEG/FDID Plácido Barroso Rios. Os quintais são exemplos de manejo da terra mais antigos, consistindo na combinação de espécies florestais, medicinais, agrícolas muitas vezes associadas à pequena criação de animais domésticos.
A base piloto do projeto é o Sertão Central, especificamente, Quixeramobim. Serão escolhidas 10 famílias e está na previsão a perfuração de três poços artesianos, três kits de bombeamento solar, três galinheiros com aves para formar o plantel e três Unidades Demonstrativas, uma em cada bacia ( Pirabibu, Banabuiu e Quixeramobim), que contemplam : três composteiras, três minhocários, três biodigestores, 30 canteiros econômicos além de três viveiros de mudas e material didático e de divulgação para a realização de oficinas e cursos. Serão disponibilizados R$ 247.890,00.
A SEMA já tem experiência em trabalho relacionado à agricultura familiar, ambientais, sociais e econômicas do município e do sertão através do projeto de apoio a sustentabilidade da agricultura familiar, coordenando o Programa de Educação Ambiental -(PEAAF) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário(SDA)
Na maioria dos quintais existem fruteiras plantadas, como atas, graviolas, banana, acerola, canteiros com hortelã, mastruz, corama, cebolinha verde, pimentão, tomate. Então, além da função ecológica e de conservarem alta diversidade de plantas na sua composição, garantem a variabilidade genética de muitas espécies. Esses quintais, enquanto sistemas agrícolas tradicionais, produzirão alimentos básicos de qualidade para subsistência e venda do excedente, gerando fonte de recursos para as famílias atendidas.
Outro detalhe, os quintais produtivos oportunizam para a construção do conhecimento relacionado ao meio ambiente. Os agricultores, jovens e técnicos participantes, a partir das técnicas agroecológicas que lhes serão repassadas, resultando num somatório dos saberes popular e científico, podem ajudar a minimizar o processo de desertificação que caracteriza o semiárido, especificamente, em Quixeramobim.