SEMA participa de inauguração de usina solar em Pindoretama
21 de outubro de 2016 - 11:11
O Grupo Telles inaugurou, na tarde do dia 20/10, o Parque Voltaico Usina Solar, em Pindoretama, a 53 quilômetros de Fortaleza. O equipamento abastecerá de energia elétrica a Santelisa Embalagens, que também pertence ao grupo. O investimento foi de R$ 20 milhões. A usina ocupa uma área de 50 mil metros quadrados e tem capacidade para gerar 3 megawatts (3 MW), o que daria para abastecer 2.500 casas populares. A economia na conta de energia será de aproximadamente R$ 300 mil por mês. Para a construção, foram necessários 11 meses e soma 9.223 módulos fotovoltaicos.
O governador Camilo Santana esteve presente no evento, assim como o prefeito reeleito de Pindoretama, Valdemar Araújo (PT), e vários secretários, dentre eles o titular da SEMA, Artur Bruno. Para o governador, “a iniciativa do Grupo Telles pode estimular outras indústrias a seguirem o exemplo, contribuindo para o uso da matriz solar no Estado. Em setembro do ano passado o Ceará isentou a produção de energia elétrica por micro e minigeradores igual ou inferior a 1 MW. Camilo também ressaltou que divulgará em breve um plano para fomentar os setores de geração de energias renováveis e mineração do Estado.
Para Bruno, o exemplo do Grupo Telles é um incentivo para que haja outros investimentos em energia limpa no Estado. “Estamos trabalhando para que o Ceará retome o posto de maior produtor de energia eólica do país, além do estímulo a empreendimentos de energia solar. É um compromisso deste governo com o meio ambiente mais saudável e sustentável”, explicou.