Bruno quer fortalecer municípios no Plano Estadual de Resíduos Sólidos

30 de novembro de 2015 - 16:01

O Seminário Consolidação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos foi realizado na manhã desta segunda-feira (30/11), no Condomínio Estadual Uirapuru com a participação de entidades governamentais do estado do Ceará, bem como entidades federais. O secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno, disse que está pondo em prática as determinações do governador Camilo Santana de agir com transparência e total participação, reconhecendo a importância dos municípios no contexto para elaboração do Plano.

“É lá nos municípios onde estão os grandes problemas. É lá onde as aspirações ocorrem com maior intensidade. Compreendo as aspirações dos municípios e a legitimidade de suas reivindicações”, colocou. Bruno lembrou que o Brasil passa por uma crise política que cada vez mais aumenta a crise econômica, mas convocou a união de todos: “Não podemos deixar nos levar pela crise. Crise também é oportunidade. Temos que fortalecer as parcerias, sendo criativo. Buscando soluções mais simples. Temos que nos unir cada vez mais, União, estados Municípios, Iniciativa Privada e a participação ativa do SindVerde”.

O secretário informou que apenas 21 municípios dos 184 do estado do Ceará fazem coleta seletiva, considerando um número muito pequeno. “Podemos avançar muito mais, mesmo sem ter ainda o aterro, como foi pensado inicialmente. Nós estamos tentando fortalecer os municípios, para que todos conheçam o que faz a Sema, o que faz a Sema.

Bruno defende que as pessoas mudem a cultura, o comportamento para que tenhamos uma política de redução de gases de efeito estufa, que poderá ser fundamental para esta e para as próximas gerações. “Nós temos que dar a nossa participação, temos que cumprir aqui o nosso papel”, disse.

Artur Bruno afirmou que o principal objetivo do Seminário é consolidar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos com as parcerias. O secretário informou que a proposta de legislação da Política Estadual de Resíduos Sólidos, tecnicamente está pronta na Procuradoria Geral do Estado (PGE). “Ainda este ano o projeto vai para a Assembleia Legislativa, se possível ainda para ser votado. Na segunda quinzena, queremos fazer o lançamento do Plano Estadual com a presença de todos os municípios”. Ao finalizar o discurso, o secretário disse que já estão sendo preparados os planos regionais e a participação dos municípios será decisiva.

A elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos conta com a participação da Secretaria do Meio Ambiente, Sema, Secretaria das Cidades, Instituto das Cidades, Idace, Empresa Gaya,     P { margin-bottom: 0.21cm; }P.western {O Fórum Lixo e Cidadania (Cáritas), a Aprece e o Nutec, bem como órgãos federais como Ibama e Funasa.

MARIA DIAS

A secretária executiva da Sema, Maria Dias, ao falar aos presentes disse que pediu a equipe que trabalha na elaboração do Plano que coloque aquilo que se parece mais com o Ceará, com a capacidade de resolver, dentro das limitações. “O dia de hoje é importante para que a gente possa estar produzindo um instrumento que não fique na prateleira, mas que seja um instrumento utilizado por todas as secretarias.que tenham uma relação direita ou indireta com os resíduos sólidos”, assinalou.

Maria Dias disse que resíduo sólido é um tema transversal, uma vez que saúde gera resíduo sólido, infraestrutura e educação também. “A gente não pode, de maneira nenhuma, pensar que a Política de Resíduos Sólidos pode ser trabalhada, exclusivamente dentro da Secretaria do Meio Ambiente ou dentro da Secretaria de Infraestrutura. Eu não tenho a menor dúvida que nós teremos um produto de primeira qualidade”, concluiu.