Sema promove hoje oficina regional em Crateús
13 de outubro de 2015 - 10:01
Com a finalidade de divulgar, sensibilizar e capacitar à metodologia de certificação, a Secretaria do Meio Ambiente-Sema, promove na tarde de hoje, 13/10, a Oficina Regional do Programa Selo Municipio Verde, edição 2015/2016 em Crateús. Será no Centro de Treinamento da Secretaria do Meio Ambiente, que se localiza na Rua José Saboia Livreiro, 1661, bairro de Altamira.
O público é formado por representantes da prefeitura, câmara municipal, Condemas e sociedade civil das regionais de: Ararendá, Catunda, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Santa Quitéria, Tamboril, Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá.
A primeira oficina ocorreu em Sobral, na última quarta-feira, 7/10. As demais estão agendadas para novembro: Limoeiro do Norte, dia 4; Quixadá, dia 10, Iguatu, dia 11 e Crato no dia 19/11.
Nesta edição, o desafio de Sobral é sistematizar as ações que tenham impacto político na gestão ambiental e com isso, consiga alcançar novamente a certificação Selo Município Verde.
“Garantir o Selo Verde significa morar em uma cidade limpa, que possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos e com políticas públicas sustentáveis”, explicou a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Viviane Gomes.
Selo Verde
O programa Selo Município Verde, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável, deu seus primeiros passos a partir da lei estadual nº 13.304/03, onde se criou e se implantou a Certificação Selo Município Verde. A cada dois anos, o programa lança uma nova edição onde os municípios inscritos trabalham de acordo com os critérios apresentados pela Sema. O objetivo é incentivar os municípios a implantarem políticas públicas ambientais, visando a conservação, a sustentabilidade e a qualidade de vida para os presentes e futuras gerações, garantindo o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao meio ambiente nas gestões municipais e do Sistema Estadual e Municipal de Meio Ambiente.