Apa da bica do Ipu: paisagem de rara beleza

23 de julho de 2015 - 12:00

A Apa da Bica do Ipu é uma unidade de conservação de uso sustentável, que abrange uma área de 3.484,66 hectares e localiza-se no município de Ipu, a 391 km de Fortaleza. Será a última unidade visitada pelo secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, ainda este mês. O acesso a esta unidade de conservação se dá, partindo pela BR-222 e a seguir pela Rodovia Ce 187. “Vamos concluir o nosso cronograma, visitando as 23 unidades de conservação”, colocou Bruno.
A Apa da Bica do Ipu compreende áreas de encostas, setores mais elevados da serra e as nascentes dos Riachos Ipuçaba e Ipuzinho.
A área apresenta uma paisagem de rara beleza, sendo o relevo e a vegetação exuberante de mata atlântica, suas expressões mais notáveis, apresentando ainda, espécies faunísticas diversas.
Encravada na formação rochosa “despenhadeiro da morte”, verifica-se uma queda d’água de 120 metros de altura, formando um cenário conhecido como “véu de noiva” que integra a tão famosa Bica do Ipu, bastante visitada por turistas e moradores que a desfrutam como área de lazer e de contemplação da natureza.

TURISMO

Na região podem ser realizadas caminhadas nas trilhas ecológicas, além da prática de esportes radicais, como rapel, tiroleza, vôo livre, arvorismo, corrida de orientação e escalada. Ressalte-se ainda, a existência de aprazíveis cascatas, onde a população e os visitantes praticam atividades de lazer e de encontro com a natureza.

COMUNIDADES

A população do Município de Ipu, veranistas e turistas usufruem das riquezas ambientais da área, através do desenvolvimento de práticas de atividades turísticas e de lazer.
Inseridas nos limites da Apa existem sete comunidades que sobrevivem diretamente da utilização de seus recursos naturais , basicamente da pesca e da agricultura de subsistência, quais sejam: As Comunidades de São Paulo, São João, Mato Grosso, Várzea do Jiló, Santo Antônio, Guarita e Gameleira.