4.500 pessoas visitam Parque Botânico no mês de junho

22 de julho de 2015 - 10:06

O Parque Estadual Botânico, localizado no município de Caucaia, na zona metropolitana de Fortaleza é uma das opções de lazer e entretenimento nas férias de julho no estado do Ceará. Com uma área de 192 hectares de mata virgem e 6km de trilhas revestidas de paralelepípedos, sendo duas secundárias com mata mais fechada e uma principal, o parque abre suas portas de domingo a domingo para os visitantes.

Reinaugurado no primeiro dia de junho pelo governador Camilo Santana e pelo secretário do meio ambiente, Artur Bruno, todo reequipado, o novo parque tem uma função educativa e recreativa, fomentando a cultura ecológica e propiciando à população um local de lazer e recreação de cunho cultural, com informações sobre a fisionomia botânica do Ceará.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Para se ter uma ideia, em janeiro deste ano, mês considerado de férias, o parque recebeu apenas 35 visitantes. Em junho, o salto foi considerável, aumentando para 4.451. As escolas são responsáveis pelo grande número de visitas. Nos 30 dias de junho, 2.357 alunos participaram de palestras sobre educação ambiental, conheceram as trilhas e as espécies de fauna e flora do local.

O Parque Botânico, que tem como gestor o ambientalista  Aírton Mota, dispõe de equipamentos que são utilizados para demonstrar o aproveitamento de fontes alternativas de energia, como uma célula fotovotaica (energia solar) e um catavento que serve como demonstração de fonte de energia eólica.

Assenta-se sobre uma parte do tabuleiro litorâneo, mostrando uma vegetação remanescentes de uma estrutura vegetacional florestal, constituída pelas chamadas matas escleromórficas e matas secas estacionais litorâneas, severamente alteradas pelas ações antrópicas.

Levantamento de visita semestral

Quantidade

Mês

Janeiro

35

Fevereiro

139

Março

769

Abril

738

Maio

989

Junho

4451

Total:

7121

Serviço:

Parques Estadual Botânico

Localização: Caucaia-Ce

Telefone: 65-3368-9452

Email: parquebotanico@sema.ce.gov.br

Horário de Funcionamento: 8h às 12h e 13h às 17h

Marconi Alves

Assessoria de Comunicação Sema

3101-1235