Secretário defende exclusão dos lixões na paisagem

15 de junho de 2015 - 17:27

“Lixão tem que ser excluído da nossa paisagem”. A frase do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, puxou aplausos do plenário do Fórum Estadual de Gestão Pública em Resíduos Sólidos, que ocorreu hoje à tarde, no Sebrae. Ele foi um dos discursistas no painel Resíduos no Caminho da Sustentabilidade, cuja mesa foi moderada pela jornalista Neila Fontenele. O evento é uma realização da Fundação Demócrito Rocha.

O secretário apresentou as ações da Secretaria do Meio Ambiente voltadas para a questão, desde a elaboração dos Planos de Coleta Seletiva para 81 municpipios cearenses localizados nas bacias do Acarau, Salgado e Região Metropolitana de Fortaleza, a inclusão dos catadores nesse processo e ao implemento do Índice de Qualidade Municipal de Meio Ambientem para o desembolso de 2% do ICMS ecológico.

Artur Bruno destacou como fundamental o papel da Educação Ambiental, reconhecendo ser este o maior desafio como gestor, o de conscientizar a população para a preservação do meio ambiente, e o principal foco é mudar o comportamento das pessoas, já que o problema não é de legislação e seim de ação.