Sema apoia Vicunha na utilização de biomassa nas caldeiras

12 de junho de 2015 - 16:34

 Grande consumidor de combustível, a Vicunha têxtil procura meios de utilizar alternativas ambientalmente corretas de geração de energia térmica na produção de vapor. Pioneiro no uso da casca de castanha nas fornalhas, agora devido a escassez do produto está com cavaco, e já busca meios para construir briquetes. O Governo do Estado tem interesse em apoiar a iniciativa.

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno reuniu-se, no início da tarde de hoje, sexta-feira, 12/06, em seu gabinete, com o diretor Executivo de Operações da Vicunha Têxtil, Marcel Yoshime e a diretora das duas indústrias do grupo no Ceará, Grasiela Texera. Também participaram: a secretária Executiva Maria Dias, o superintendente da Semace, José Ricardo, o presidente do Idace, Eduardo Lima e técnicos das coordenadorias de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.

Marcel disse que a empresa utilizando cerca de 2,8 mil toneladas nas caldeiras das fábricas de Pacajus e Maracanaú, fábricas produtoras de índigo, a empresa economiza no mínimo 50% em relação ao combustível fóssil antigamente utilizado nesse processo, e que está disposto a investir no consumo de biomassa.

O Secretário propôs uma nova reunião, que ficou agendada para o dia 3 de julho, na Sema. Artur Bruno explicou que a biomassa por ser uma energia renovável, deve ter seu uso estimulado para substituir os combustíveis fósseis que mais provocam os gases de efeito estufa, portanto, “contribuiremos para o sucesso desse projeto inovador e ambientalmente correto” frisou.