Capacitação de Formação de Educadores em Sobral

3 de junho de 2015 - 14:22

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente-Sema- através da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social-Coeas- promoveu no município de Sobral, nos dias 26, 27e 28 de Maio, capacitação de Formação de Educadores Ambientais para Servidores da Secretaria Municipal de Educação, Servidores da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Urbanismo. O curso ocorreu no auditório do Crea-Polo Sobral, contando com 64 cursistas, que discutiram temáticas como: Educação Ambiental; Projetos em Educação Ambiental; Sociedade, Cultura e Natureza; Ética e Cidadania; Gestão  Ambiental na Escola; Legislação e Licenciamento Ambiental.

Sob a condução dos técnicos da Coeas Milton Alves e George Feijão, o curso foi ministrado apontando a importância da Educação Ambiental no ambiente escolar, uma vez que este espaço está inteiramente ligado na formação de cidadãos para o futuro, dai, a necessidade de educadores estarem preparados para formar pessoas para lidar com a problemática ambiental.

Ao final, foram construídos dois planos de ação a serem executados nas escolas e setores públicos de Sobral, que irão tratar da Educação Ambiental para tratamento dos resíduos sólidos, abrangendo as escolas de ensino infantil, fundamental I, II e III. O segundo, será uma ação de implementação da A3P em instituições públicas municipais.

Para culminância do curso, foi pré-agendado para a segunda quinzena de agosto, um novo encontro, onde serão abordados os dois últimos módulos Mudanças Climáticas e Saneamento Ambiental, assim como Avaliação e monitoramento da execução dos dois planos de ação propostos pelos cursistas, onde os mesmos serão certificados.