Secretário conhece Apa da Lagoa de Jijoca e participa de reunião

25 de maio de 2015 - 11:57

O novo Conselho Gestor da Apa da Lagoa de Jijoca realizou sua primeira reunião do ano, na tarde de sexta-feira, 22/05. Contou com as presenças do secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno e o prefeito de Jijoca, Lindomar Oliveira, que prestigiaram o evento. O

presidente do Conselho, Inácio Prata, abriu os trabalhos que ocorreram na sede Câmara Municipal. Leu a ata da reunião anterior e confirmou que os nomes dos conselheiros já foram publicados no Diário Oficial. A próxima ocorrerá em 24 de julho e discutirá se o Conselho será consultivo ou deliberativo, com reuniões bimensais.

O secretário Artur Bruno conheceu a Apa da Lagoa de Jijoca e fez a apresentação sobre a Secretaria do Meio Ambiente. Destacou o trabalho das quatro coordenadorias, ao expor o organograma: Coordenadoria de Biodiversidade, Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental e Comunicação. Falou da missão e das propostas em cuja base se fundamenta os preceitos de ética, legalidade, impessoalidade e transparência. Explicou que os servidores têm que observar o que diz a legislação ambiental.

O Secretário anunciou sua decisão de que o gestor da Apa passe a morar no município e que liberará um carro com motorista para que Inácio Prata possa realizar seu trabalho. Provisoriamente, está solicitando uma sala em prédio de gestão municipal. Também falou sobre o Projeto de Sinalização da Lagoa e que em conjunto com a Secretaria de Turismo do estado serão elaborados os planos de Manejo das UCs e, de já garante, que serão participativos.

Vários conselheiros expressaram sua confiança no trabalho a ser feito sob o comando do secretário Artur Bruno e apresentaram sugestões. Dentre os que usaram da palavra: O prefeito Lindomar, o secretário do Meio Ambiente, José Bezerra; representante do ICMBio, João Vagner; o secretário de Turismo Cruz, Carlos Dias; representante da Ong Lagoa Viva, Francisco das Chagas. Ao ser facultada a palavra, se expressaram: Soraya Tupinambá e Júlio César que é consultor ambiental de Camocim. O gerente das Unidades de Conservação, Leonardo Borralho também passou uma mensagem de que o conselho será forte, se for unido.