Sema quer ampliar cuidados com a Mata Atlântica

15 de maio de 2015 - 15:25

O secretário Artur Bruno foi um dos 13 secretários dos 17 estados onde existe a Mata Atlântica, que iniciou a elaboração de um documento no qual o grupo preferiu assumir o compromisso de aumentar a restauração do bioma, sem especificar nenhuma meta. O secretário anunciou ação que será desenvolvida em Guaramiranga, no próximo dia 10 de junho, no qual os prefeitos do maciço se comprometem em combater o desmatamento e ampliar a área de Mata Atlântica, com reflorestamento.

O Encontro Nacional pela Mata Atlântica ocorreu no Rio de Janeiro, pela primeira vez. Foram aprovadas as linhas gerais do Pacto pela Mata Atlântica, documento que será ratificado pelos governadores e lançado oficialmente em 27 de maio, quando se comemora o Dia da Mata Atlântica. A reunião dos secretários, fez parte da programação da 11ª edição do Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica, tradicional evento promovido pela organização SOS Mata Atlântica, que acontece até 17 de maio.

Além do secretário Artur Bruno, esteve no Rio de Janeiro, o gerente do Parque Botânico, Airton Mota, que  também visitou o Jardim Botânico em busca de boas ideias.

A Sema  enviou a gestora Ambiental, Andréia Moreira para participar do I Encontro Estratégico das entidades representativas de RPPN e a V reunião dos técnicos das OEMMAS e do ICMbio. Do Ceará também estavam dois representantes da Associação Caatinga. A troca de experiências entre os que lutam pela conservação da floresta e sensibilizar os cidadãos sobre a importância de cuidar do meio ambiente foi salutar.

A Mata Atlântica está distribuída ao longo de mais de 23 graus de latitude sul, sendo composto de uma série florestas de planície e de altitude, matas costeiras e de interior, ilhas oceânicas,encraves e brejos interioranos no Nordeste e ecossistemas associados como restingas, manguezais e campos de altitude. Esta grande diversificação ambiental propiciou a evolução de um complexo biòtico de natureza vegetal altamente rico e uma enorme diversidade biológico. Artur Bruno, lembra que a área abriga belas paisagens, que são verdadeiros paraísos tropicais, cuja proteção é essencial.