Sema discute Projeto de Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Acaraú

6 de abril de 2015 - 13:03

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sema e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh realizaram reunião, na manhã de hoje, 6, para debater sobre Projeto de Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Acaraú. O encontro ocorreu no auditório da Sema.

O projeto de revitalização será voltado para promover a Educação Ambiental, e contará com a mobilização das Igrejas, escolas e comunidade do entorno. “É um projeto ousado”, ressaltou o representante da empresa Gaia Engenharia Ambiental, Caio Braz.

O secretário da Sema, Artur Bruno, afirmou que é um projeto de fôlego, que a sociedade precisa abraçar a causa. “É fundamental envolver a comunidade, as igrejas e universidades”, orientou Artur Bruno.

Dois pilares sustentarão o projeto, entre eles está o programa âncora de Educação Ambiental, que contará com a produção e disponibilização de um vídeo sobre a situação da Bacia do Rio Acaraú em relação à poluição do solo e da água, desmatamento e erosão do solo, produção e implantação de um plano de mídia, realização de 12 seminários,

caravana tecnológica, onde um micro-ônibus percorrerá as escolas, trabalhando a economia da água e a disponibilização de uma cartilha ambiental. No outro pilar estarão os projetos específicos, tais como:Realização do diagnóstico ambiental, Implementação de APP nas nascentes, Estimulação da preservação da mata ciliar a serem reflorestadas, Instalação de um viveiro de mudas, e Mapeação dos processos erosivos e pontos de poluição.

A bacia hidrográfica da área é de 14.423 km², passa por 27 municípios e banha a sede de 10 deles: Monsenhor Tabosa, Tamboril, Varjota, Groaíras, Sobral, Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, Cruz e Acaraú. Ao final da reunião, o secretário da Sema designou a formação de um grupo de trabalho, visando viabilizar o andamento do projeto. Estiveram presentes: o secretário estadual do meio ambiente – Sema, Artur Bruno, presidente da companhia de gestão dos recursos hídricos – Cogerh, João Lúcio, a secretária executiva da Sema, Maria Dias Cavalcante, o coordenador de biodiversidade da Sema, Paulo de Tarso, representante da empresa Gaia Engenharia Ambiental, Caio Braz, representante da Cogerh no município de Sobral, Vicente Lopes, e a coordenadora de fiscalização da Cogerh, Nice Cavalcante.