Documento sobre desertificação é apresentado no Fórum de Mudanças Climáticas

6 de abril de 2015 - 16:25

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) , em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), desenvolve um estudo sobre O Estado da arte da desertificação, degradação da terra e seca no Semiárido brasileiro: tecnologias e experiências de recuperação e mapeamento das áreas vulneráveis. O documento foi apresentado na tarde de hoje, segunda-feira, 06/04, no auditório da Secretaria do Meio Ambiente, pela técnica Sônia Perdigão, no Fórum Cearense de Mudanças Climáticas e de Biodiversidade, presidido pelo secretário Artur Bruno , sendo composto por 32 instituições. O auditório ficou praticamente lotado. Outro ponto da pauta foi o regimento do Fórum, assunto que ainda será discutido na próxima reunião, que ocorrerá no dia 4 de maio.

O estudo apresentado pela Funceme  pode ser revisado até o próximo dia 15, portanto ainda está aberto para sugestões, destacou Sônia, acrescentando que houve o envolvimento de 11 estados. “Assim, representa a contribuição brasileira ao documento “O Panorama das Terras Secas da América Latina e Caribe (LAC Drylands Outlook)”. Após a revisão, o estudo será publicado e distribuído. Ela destacou que as três áreas mais suscetíveis a desertificação no Ceará estão em Irauçuba, Jaguaribe e Inhamuns.

Esse trabalho é construído pela Iniciativa de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento das Terras Secas da América Latina e o Caribe (AridasLAC), organização de instituições que trabalham com desenvolvimento sustentável nas terras secas da região, sob coordenação da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina (Cepal).