Mesa-redonda debate poligonal, inventário e plantas exóticas

30 de março de 2015 - 14:33

Três temas movimentaram a mesa-redonda que ocorreu na manhã de hoje, no Parque Ecológico do Cocó, dentro da programação da Festa Anual da Árvore. O primeiro tema abordado foi o Decreto que estabelece a lista oficial de espécies vegetais exóticas invasoras para o Estado do Ceará: Ata, Pinha, Ciúme, Hortência, Unha-do-cão, Viúva-Alegre, Dendê e Castanhola. Participaram da mesa o secretário da Sema, Artur Bruno, Arabela Pinheiro, assessora jurídica da Sema, Leonardo Borralho, Gerente das Unidades de Conservação, Leonardo Jales, Dalva e Antônio Sérgio, representantes do movimento Pró-Árvore.

No segundo momento, o assunto foi a criação de um Inventário Florestal, onde o material coletado terá uma publicação simplificada para que a sociedade tenha acesso a essas informações. Neste momento, compuseram a mesa o secretário Artur Bruno, Ulisses Rolim, coordenador da Coeas, Ricardo Decoté e Djalma Paiva, ambos da Semace.

O terceiro tema abordado foi a proposta de delimitação da nova Poligonal do Parque Ecológico do Cocó, tendo como ponto de partida a Poligonal de 2008. Artur Bruno, Maria Dias, secretária executiva da Sema, Leonardo Borralho e Paulo de Tarso, coordenador da Cobio, participaram da mesa de discussão.