Reunião retoma ações do Previna

18 de março de 2015 - 17:10

A primeira reunião do ano do Comitê Previna ocorreu na tarde de hoje, quarta-feira, 18/03, com duas exposições: uma da Funceme mostrando os focos de calor e outra do Ibama, sobre o ação do Prevfogo no país, sob a coordenação de Viviane Monte, do Desenvolvimento Sustentável da Sema. De acordo com Meyre Sakamoto, da Funceme, o Cariri mesmo sendo verde e úmido apresenta muitos focos de calor e no estado, a região Inhamuns é a que tem mais focos, com destaque para o município de Acopiara. Foram mais de 200 detectados no ano passado. Outros municípios que queimam muito: Caucaia, Viçosa do Ceará, Granja, Iguatu e Mombaça.

A parte de solos foi apresentada por Margarete Menezes. Áreas em processo de desertificação foram catalogadas bem como mapeados os espelhos dágua acima de 5 hectares. São 5.590 no Ceará e 16.741 no Nordeste. Toda vulnerabilidade aos incêndios foi detectada.

A segunda apresentação ficou a cargo de Gabriel Zacharias, chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo); sobre a Política de Gestão do fogo a nível nacional e sua articulaçao com os estados. Viviane destacou que o momento é de retomada das ações e que será elaborado o Plano Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais do Estado do Ceará.

Criação do Previna
O Comitê Previna foi criado pelo Decreto Nº 7.596, de 20 de outubro de2004, e alterado pelo Decreto No30.065, de 30 de dezembro de 2009. Os membros do Comitê são:

Art.2; §3o – Os Órgãos, entidades públicas e suas vinculadas que compõem este Comitê são os seguintes:
I. Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam;
II. Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace;
III. Defesa Civil;
IV.Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA);
V. Secretaria de Desenvolvimento Agrário- SDA;
VI. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos –Funceme;
VII. Departamento de Edificações e Rodovias – DER;
VIII. Assembléia Legislativa
IX. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama;
X. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária –Incra/CE; e
XI. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.