Debate instiga mais consciência sobre as Mudanças Climáticas

16 de março de 2015 - 17:05

Instituído no Ceará há dois anos, o Dia Estadual de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, que transcorre hoje, 16/03, foi comemorado pela primeira vez no Estado, instigado pela Secretaria de Meio Ambiente, com uma audiência pública bastante participativa, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa, conduzida pela deputada Dra. Silvana (PMDB). Três secretários estiveram presentes, Artur Bruno, da Sema, Inácio Arruda, Secitece e Dedé Teixeira, Desenvolvimento Agrário. A camerata da Unifor deu inicialmente o tom de leveza no encontro que tratou de tema sério envolvendo os danos ambientais provocados pelo aquecimento global, a falta ou excesso de chuvas, desertificações enfim, a constatação de que talvez a maior dificuldade seja convencer as pessoas sobre os problemas ambientais com a velocidade que eles estão ocorrendo.

“A região norte está vivendo cheia e o sudeste, seca. Nós temos que aprender com o nordeste essa convivência”. A frase foi dita pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Marcos Sanches. Ele também apresentou projeções num quadro pessimista, que num espaço de 40 anos, o impacto poderá provocar a perda, no PIB Brasil, de aproximadamente R$ 3,5 trilhões. Este foi um dos riscos relacionados às mudanças climáticas, listados pelo palestrante.

Ocorreram três outras palestras. A palavra foi facultada aos participantes da mesa e em seguida a plateia. O secretário Artur Bruno frisou que se depender da Sema “o deserto será menos árido” e que com apenas dois meses na Pasta, já tenta finalizar um zoneamento ecológico e se organiza para fazer um planejamento estratégico para as ações da secretaria. Já no finalzinho do debate foi representado pela secretária executiva Maria Dias. Bruno apresentou a equipe da Sema onde o tema Mudanças Climáticas está inserido: Na Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável, com Viviane Monte e Raimundo Félix, e na Educação Ambiental com Ulisses Rolim. O secretário falou das três ações básicas da secretaria e do trabalho de monitoramento e fiscalização executado pelo órgão vinculado: a Semace.

O secretários Inácio Arruda explicou que o tema tem bastante a ver com a sua secretaria, vez que os profesores das universidades vinvuladas, UVA, Urca e Uece, estão pensando e pesquisando soluções para os efeitos das ocorrências ambientais. A palestra seguinte foi do presidente da Funceme, Eduardo Sávio, mostrou como a informação do clima participa do planejamento do estado, mas que muita coisa ainda precisa sair do papel. O secretário Dedé Teixeira provocou a Comissão para realizar o segundo Seminário sobre a Caatinga, vez que o primeiro ocorreu em virtude da Rio + 20.

Entre os componentes da Mesa, o presidente da Federação da Agricultura do estado, Flávio saboia, que assegurou estar ao lado da ciência para implementar o que for melhor para a sustentabilidade em seu setor. O deputado Elmano Freitas (PT), autor do requerimento para o debate, esteve presente e também o criador da Lei Estadual 15.237/2012, Antônio Carlos, que instituiu o Dia 16/03 no Ceará, para a consciência pelas mudanças climáticas, a exemplo da lei nacional instituida pela presidente Dilma.

Também fizeram parte da mesa de trabalho representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Renato Aragão, pela Fiec ; da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Helder Cortês; da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nicolas Fabri; da Federação da Agricultura, Flávio Sabóia.